quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vídeo para Reflexão

O vídeo foi produzido a partir das leituras do texto Focal Things and Practices de Albert Borgmann, bem como a partir de textos e entrevistas sobre o autor.

Esse vídeo não tem uma perspectiva completa da obra de Borgmann, tão pouco aborda de forma profunda a teoria heideggeriana  e sua influencia nos trabalhos de Borgmann.

Sua proposta resume-se a uma reflexão sobre o uso da tecnologia no dia a dia da nossa sociedade, seus benefícios, suas implicações. O desejo é que proporcione uma reflexão pessoal de onde nos posicionamos enquanto seres humanos nessa sociedade tecnológica. Onde está o cerne do nosso eu? Quais são as nossas coisas focais? As coisas focais da era pré-tecnlógica ainda permanecem como coisas focais na sociedade atual?

Uma reflexão minha, em particular foi tentar compreender quais são as coisas focais para as diferentes gerações (Tradicionalista, Baby Boomer, Geração X e Geração Y)? Como os filósofos compreenderão as coisas focais da Geração Y, uma geração que nasceu em um mundo com Internet e completamente on-line? Qual o sentido da arte para eles? Qual o sentido da música em uma orquestra quando tão acostumados ao seu iPod?

Borgmann comenta sobre a perda de convivência diante da televisão. Porém, em 2013 temos algo muito mais forte do que a televisão - as redes sociais e toda a magia provocada pelo compartilhamento de informações on-line sem a necessidade de saber linguagens de programação, tais como HTML ou XML (a maquinaria, nas palavras de Borgmann). Percebe-se nitidamente o acompanhamento da vida humana pelas redes sociais (formada por seus atores sociais, seus grupos e os laços sociais entre esses grupos ) em uma espécie de ágora eletrônica onde se encontram declarações de amor, homenagens  póstumas, desejos de feliz aniversário dentre outros. Aqui sim percebe-se que as interações sociais ocorridas entre os seres humanos está mudando de forma jamais vista, em função do fenômeno da web 2.0, ou colaborativa.

Teremos uma mudança de coisas focais em função do comportamentos das diferentes gerações?


Espero que o vídeo exemplifique melhor o que tentei abordar em poucas palavras neste post.









Nenhum comentário:

Postar um comentário